Logotipo

Siga-nos nas redes sociais:

 

Mensagem do Pastor Luciano Miranda Martins - 20/03/2017

E as pessoas?

 

Não me considero uma pessoa expert sobre o comportamento humano, mesmo que meus últimos 14 anos de vida tenham sido vividos exclusivamente às pessoas. Mas confesso que aprendi muitas coisas nestes anos de dedicação ao exercício do ministério pastoral. Algumas foi observando, outras escutando, outras sofrendo e outras mais convivendo. Dentre as muitas coisas que aprendi foi que na vida precisamos aprender algumas coisinhas básicas sobre as pessoas. Principalmente se queremos que nossos relacionamentos sejam harmoniosos, prazerosos e edificantes.

Neste sentido, gostaria de deixar alguns conselhos que podem ajudar muito o nosso relacionamento com as pessoas. Sei que existe um ditado popular que diz: “Se conselho fosse bom a gente venderia e não daria de graça”, mas mesmo assim contrariando esta máxima popular quero deixá-los para vocês. Se acharem que valem a pena, então os coloquem em prática, se acharem que não: tudo bem, a escolha é sua. Então, vejamos: Seja honesto; trate bem a todos; seja gentil sempre; não seja arrogante; não use as pessoas; não as trate com desprezo; nunca finja sentimentos que não existem. Fazer isso é amar o seu próximo como a si mesmo, mas fazer isso também é amar-se. Agora, se alguém não lhe trata bem, se esse alguém não é honesto contigo, se é arrogante, se lhe despreza, se lhe humilha, se é falso com você. Lembre-se que você não precisa passar por isso.

Você deve agora estar se perguntando: Mas como? Me dá a receita pastor! Pois se eu lhe contar que não tem receita e que a resposta é mais simples do que você imagina não sei se você irá acreditar. A resposta é tão simples que posso responde-la com apenas três palavras: Saia de perto! Parece absurdo e desprovido de qualquer sentimento de amor! Ok! Posso até concordar com você num primeiro momento, mas lhe garanto que a melhor coisa a fazer com pessoas que nos fazem mal é sair de perto. É dar um tempo. É deixar a cabeça esfriar. Experimente isso.

Sair de perto? Pode parecer muito duro, não é mesmo? Mas também é uma forma de amar a outra pessoa. Pois, ao invés de ofendê-la, agredi-la, respeitá-la, você dá um tempo. Sair de perto é amar-se também! É preservar-se de muita dor de cabeça. É buscar a paz interior. Um outro conselho preciso lhe dar antes de terminar esta reflexão. Se por algum motivo você decidir sair de perto de alguém, quando sair ore por esta pessoa, pois orar por alguém é uma das maiores provas de amor. É coloca-las diretamente no colo de Deus. Pense nisso e tenha uma ótima e abençoada semana.

 

Pastor Luciano Miranda Martins – 20/03/2017.

Pastor na Paróquia Luterana Blumenau Itoupava Seca – Blumenau/SC.